Grande Jogo Aéreo – G3F

O Escotismo tem 3 diferentes modalidades; -Modalidade Básica, Modalidade do Ar e Modalidade do Mar.

Gabriel, Patrick e Snoep, (cabrito)

Gabriel, Patrick e Snoep, (o cabrito)

Grupo Escoteiro 3 Fronteiras é Modalidade Básica, mas topou o convite para participar no Grande Jogo Aéreo 2015, já que neste ano foi aberto para todas a modalidades.

Planejamos nossa participação para num fim de semana durante um acampamento.

Além da sugestão de fazer uma excursão para um aeroporto também foram lançados três desafios. Nosso passeio para o aeroporto internacional de Foz do Iguaçu foi muito interessante. Alguns dos jovens nunca tinha visto um avião de perto, decolando ou posando então isto já foi uma maravilha. Perguntamos a um agente da Receita Federal se ele poderia explicar um pouco sobre como funciona a inspeção das bagagens com a máquina de raio-X.

colage1a

Ele tomou uns 40 minutos para explicar com muita detalha como tudo funciona, como detectar ilícitos, etc., e até levou a turma para conhecer o “body-scanner”, que é uma máquina de raio-X para pessoas, usada quando tem suspeito de ter algo ilícito no corpo de algum viajante. Foi tudo muito interessante. Antes de se despedir ele revelou que é pai de uma lobinha em Cascavel e deu uns últimos conselhos importantes para nossos jovens.

____________________________________

Depois nossa visita para o aeroporto, passamos no heliporto turístico, onde turistas embarcam para um voo panorâmico de 10 minutos sobre as Cataras de Iguaçu. O custo por passageiro é mais ou menos 100 dólares, então infelizmente isto não encaixou em nosso orçamento. 🙂

colage1b

Os 3 desafios. .

O primeiro desafio era fazer um esquete, ou algo simular, sobre com aconteceu a criação do Correio Aéreo Militar, e o heroico primeiro voo do mesmo, entre Rio de Janeiro e São Paulo. Daí, gravar e postar. .

vídeo:

 

O segundo desafio era para aprender sobre Tráfego Aéreo, –acompanhar alguns voos usando o site www.flightradar24.com. Tentamos fazer isso quando ainda no aeroporto, mas o sinal de wifi era tão fraco que não deu muito certo, então concluímos a tarefa de volta na sede.

Colage_Desafio2

O terceiro desafio era montar uma “cápsulo de resgate”.

A cápsula não podia ser maior que uma garrafa pet e tinha que transportar um ovo de galinha cru, como se fosse a tripulação. O ovo tinha que ficar dentro da cápsula tinha que suportar a queda de uma altura de 4 metros.

Gabriel e Patrick toparam este desafio. Depois de deixar cair a cápsula de uma altura de 4 metros e o ovo saiu inteiro, repetimos a experiência desta vez de uma altura de 5 metros. A “tripulação” sobreviveu as 2 quedas.

vídeo:

Avaliação:

-Excursão super interessante,
   -Os três desafios concluídos com êxito,
   -Acampamento divertido e sem acidentes.

                          -missão cumprido!

Comments are closed.