São João . .

Para nossas visitas às detentas da penitenciaria feminina da nossa cidade, sempre pensamos com antecedência o que podemos levar para elas; -algo por escrito para reflexão, e também algo para encorajar sua fé no Amor de Deus. Como este é o mês das Festas Juninas aqui no Brasil, pensamos levar um pouco de cultura, fé, música, e pipóca. Imprimimos a seguinte mensagem e a distribuimos em todas as celas. .

História da Festa Junina, –a Festa de São João.

Tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.  Festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. As famosas  danças da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipóca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Por que Festa de São João?
Según relatos São Joao Batista naceu no dia 24 de junho. São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Quando São João Batista ficou adulto, percebeu que chegara sua hora. Então, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem dos seus pecados.
Ele sempre anunciava a vinda do Messias e batizava a todos que se arrependiam; –multidões sempre iam ver suas pregações no rio Jordão.

Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. Mas ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, –eu batizo na água, para a penitência, mas vem Outro, que é mais poderoso que eu, e de quem eu não sou digno de desatar as correias das sandálias, –Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.” E claro ele estava falando de Jesus.

Jesus disse: — “Venham a Mim, todas as que estão cansadas e sobrecarregadas, e Eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas, Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

“Todas as vezes que fizestes isso a uma destas mais pequenas, que são Minhas irmãs, foi a Mim que o fizestes!” ?

Comments are closed.