A Dra.Luciane, presidente do Conselho da Comunidade de Foz, e Joy, do Projeto Mundo Melhor e membro do Conselho, acompanharam voluntárias do Grupo de Damas Brasileiras Libanesas e da Associação Senhora Fátima para entregar a Cadeia Publica de Três Lagoas, 127 kits de higiene para as presas.
O pedido de ajuda foi mediado pela primeira dama de Foz do Iguaçu, Dona Tuti Ghisi. 
O perfil das 127 mulheres cumprindo pena em regime fechado é formado por 99% jovens, mulheres com filhos recém-nascidos e senhoras de até 70 anos, todas por tráfico de drogas. A incidência de mulheres atuadas por esse delito é o maior do país.
Entre as características, a geográfica. Foz do Iguaçu faz fronteira com o Paraguai, o maior produtor de maconha da América do Sul. Só perde para a Colômbia, líder no refino e venda de cocaína.
“São jovens muito bonitas, mulheres gravidas e senhoras de idade avançada. Três perfis que não chamavam a atenção da polícia. A grande reincidência tornou a revista constante a estes alvos”, disse a presidente do Conselho da Comunidade e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, advogada e voluntária, Luciane Ferreira.
A doação do material foi do presidente do Comitê da Paz Trinacional da Tríplice Fronteira, Hussein Dia. “É desses gestos que criamos a nossa cidadania e a do outro que precisa”, disse a presidente da GDBL, advogada Anice Gazzaoui.


Acompanharam a entrega as voluntárias Mimi Abed Ali e Hanan Al Husseini. Juntas elas conheceram a cozinha da Cadeia. A limpeza e dedicação de uma das presas chamou a atenção. A detenta contou ser reincidente e que terá que cumprir pena de 11 anos. Há mais de um ano que não vê os filhos.
O impedimento deve-se ao contágio de doenças – entre elas a tuberculose – e o fato de a cadeia estar interditada. O enquadramento impede que mais pessoas sejam abrigadas além do número atual de presas.
Para as voluntárias, as doações devem ser
mantidas até que seja regularizada a norma prevendo verba para a aquisição do kit higiene feminino. “Esperamos que em agosto o Estado inclua essa compra. Até lá dependemos exclusivamente de doações”, disse Luciane.
Material de higiene acrescenta humanidade a mulheres reclusas na Cadeia Pública Laudemir Neves - de Três Lagoas. Doações atendem á pedido mediado pela primeira dama de Foz, Dona Tuti Ghisi.
Fonte: http://conselhodacomunidadefoz.blogspot.com / http://islamfoz.com.br